Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação
Sociedade

MESCTI comemora o Natal Solidário em Benguela


Para a materialização da campanha “Natal Solidário”, no passado dia 21 de Dezembro (sábado) uma delegação do MESCTI, chefiada pela Ministra Maria do Rosário Bragança Sambo, deslocou-se à província de Benguela para antever a celebração do natal com as crianças e efectuar a entrega da doação total arrecadada no MESCTI à Instituição de caridade “Abrigo da Infância”.



A Instituição de caridade “Abrigo da Infância”, também conhecida como lar de infância "Abrigo das Irmãs do Santíssimo Salvador" fundada em 1958 e actualmente liderada pela irmã Conceição Cruz, acolhe crianças abandonadas pelos pais, crianças de mães doentes mentais, alcoólatras e outras com necessidades especiais.



A Instituição controla 115 crianças e adolescentes dos zero aos 20 anos de idade, oito das quais com menos de dois anos, que carecem de apoio financeiro e emocional para não se sentirem excluídas da sociedade. A mesma depara-se com algumas dificuldades, como a falta de apoio médico e medicamentoso, bem como de enfermeiros que possam acompanhar as crianças. Quando estão doentes, tudo é feito para que os petizes sejam transportados para o hospital e localmente receberem a assistência necessária. Também há insuficiência de leite infantil, embora algumas vezes recebam ajuda do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.



 A Universidade Katyavala Bwila (UKB) também esteve presente, através do Magnífico Reitor Albano Ferreira e dos gestores das Unidades Orgânicas da UKB, e juntou-se à iniciativa com a oferta de uma cesta básica (arroz, massa alimentar, açúcar, feijão, óleo de soja, sal, água mineral e sumos) para suprir algumas das necessidades da Instituição.



 As crianças, em gesto de satisfação, receberam alegremente as visitas com canções, danças e muitas actividades recreativas. Após o momento de confraternização, a delegação efectuou uma visita guiada à instituição para constatar o estado da infraestrutura.